3.7.07

Alto e pára o baile

Cada vez mais acredito que fomos feitos para ser felizes. E tudo neste mundo devia ser em função da felicidade das pessoas. Porque nos esquecemos disso?

Endeusamos a economia e tornamos as pessoas números. Fazemos de Deus uma realidade distante e desvalorizamos a humanidade. Damos tanta importância ao sucesso e tão pouca a quem cá vive.

Todos os projectos humanos, grandes ou pequenos, comunitários ou individuais, têm de contemplar esta felicidade. Em linguagem religiosa, o céu começa-se a construir aqui, não é uma realidade distante a que apenas se acede depois de morrer.

Enfim, tanta gente perdida em tanta actividade, e tão poucas pessoas procuram ser e fazer os outros felizes.

Sei que volto a enunciar o óbvio, mas quando é tão ignorado... Estruturalmente, as pessoas não estão preparadas para serem felizes.

8 comentários:

maria disse...

era meio caminho para a felicidade se assumíssemos que das coisas que verdadeiramente importam, controlamos muito pouco.

Não sugiro que se viva ao ritmo da corrente, mas que se viva de forma dísponivel.

beijos :)

Momentos disse...

O problema é não se querer feliz, porque o pessimismo impera. Ao português não se pergunta: Tudo bem?, tem que se perguntar: Estás melhor?
Quintana escreveu: Nesta vida só há duas hipóteses de viver: ser feliz ou ser muito feliz.
Pena poucos em Portugal o procurarem..

paulo,sj disse...

Felicidade!!

Andamos numa correria desenfreada em busca de cada bocadinho que nos faça felizes... Mas felizes ou satisfeitos? Aí é que está, tenho notado que basta a satisfação de ter qualquer coisinha que agrade... Bolas, e o mais. O MAIS! Às vezes apetece-me gritar para o mundo, as pessoas (e como falas em linguagem religiosa) até à própria Igreja para acordarem para a Vida.

Sei que já é muito batido, mas é a minha luta contra o "ter", de modo a que o "ser" ganhe mais valor... Às tantas temos muita coisas e somos muito pouco.

/me, o céu... O céu...

Um Grande Abraço! :)

Ka disse...

/me,

Cada vez acredito mais que ser feliz é apreciar os peqenos prazers da vida...os pequenos pormenores que muitas vezs não damos atenção.
Quantas vezes andamos a planear o futuro...dizemos"para o ano é que vai ser!!" mas esquecemo-nos do ano presente, alias do dia presente...o que está a ser hoje e agora.

Beijinho e um bom dia

Ps - O pessimismo português é cultural...está no sangue criticar

Arms disse...

As pessoas não estão preparadas para serem felizes porque têm a concepção errada do que é a felicidade. A felicidade NÃO é estar sempre contente, a vida correr bem, e ter quem se ama ao lado. Ser feliz é todo um conjunto de momentos (bons e maus) que terminam numa sensação de paz e plenitude. Felicidade é viver todos os dias, dia após dia...

É claro que ter alguém que se ame ao lado ajuda...

E, como é óbvio, não expliquei a minha concepção de felicidade porque não existe espaço para isso.

Luis da Cunha disse...

Eu diria que as pessoas até nascem preparadas para serem felizes. É o mais "natura"... a ausência de dor aumenta a concentraçao de certas hormonas no organismo que de certa forma nos fazem sentir "felizes". Mas inevitavelmente afastamos-nos cada vez mais de um modelo de sociedade como era a romana - que vivia para o prazer. Uma vez mais a biologia natural do ser humano choca com as normas de sociedade... Quase que nos sentimos culpados se somos felizes por demasiado tempo... (um muito obrigado à Igreja Católica por isso mesmo)

PS - /me tenho 21 madurados anos ;)

/me disse...

LC, mas não acho que seja no prazer que reside a felicidade. E muito menos na privação do prazer. :)

21? Puto :P

Orlando disse...

Era tão bom que as coisas fossem assim tão simples:)