11.7.06

Capricho

Hoje por hoje, precisava de saber falar italiano. A sério, precisava mesmo. Não aquele espanhol com sotaque italianizado que está para o italiano como o leite com chocolate está para o chocolate quente. Insípido.

Pronto, apetecia-me exprimir-me em italiano. Pronunciar as letras todas, entoá-las e senti-las revirar na língua. Só não queria ter de acompanhar isso com os gestos respectivos, que estou cansado.

À falta de melhor, jogo este jogo feito por italianos. Um digno sucessor ao jogo sputa con totti, que infelizmente já não consigo encontrar...

3 comentários:

Anónimo disse...

Detesto o estilo de jogo dos italianos e fico sempre chateado quando ganham - porque gosto muito de futebol e, para que este se espalhe ainda mais ( EUA, China, ... ), a Itália campeã do mundo é o pior que pode suceder.

Que apliquem toda aquela manha e ronha nas actividades e instituições devidas, em que o fazem há séculos ( política, cúria romana, ... ) - mas, por favor, poupem esse magnífico desporto/espectáculo ...

Foi uma grande chatice,
ZR.

/me disse...

Pois, mas o meu capricho hoje não tinha nada a ver com futebol. :)

Anónimo disse...

Bom, o Carlos V, que, além da língua-mãe, neerlandês, falava francês, italiano, castelhano, alemão e latim, usva ( dizia ele ):

o francês com os diplomatas,
o castelhano com os soldados,
o latim com os clérigos,
o italiano com as damas,
o neerlandês com o cozinheiro ( ? ),
o alemão com o palafreneiro ...

( Pelos padrões actuais, devia comer mal, coitado, ... mas não esquecer que era "belga", que a quantidade primava sobre a qualidade, e que devorava doses brutais de carne e peixe. )

Será que o italiano? ...
Pessoalmente, não gosto muito - é como a música de Tchaikovsky: escorre tanto mel que enjoa. É uma língua enjoativa.

Abreijos,
ZR.