8.6.06

TPCs na escola

Com a criação do estudo acompanhado, os alunos passam a fazer os antigos TPCs na escola. Não sei se esta medida é boa ou má. Se for bem concretizada acho-a boa, mas de qualquer modo considero-a apenas um remendo num sistema que simplesmente não funciona. Achei curiosa foi a justificação da ministra - ela pretende "fazer das escolas um local mais “igualitário”, porque os trabalhos para casa (TPC) são um “meio reprodutor de desigualdades”".

Concordo em absoluto que se ofereçam as melhores condições a todos os alunos. E, de preferência, que se aumente o grau de exigência das escolas, pois nada tem contribuido tanto para as desigualdades como o facilitismo. É que quem pode coloca os filhos em explicadores que os obrigam a acompanhar as matérias. Quem não pode, está pior, porque não vai ser esta escola a obrigar os filhos.

Mas confesso que tenho alergia a este discurso das igualdades. Tem sido muitas vezes usado para nivelar por baixo e promover, na prática, o contrário daquilo a que se propõe. O ideal é oferecer a todos as melhores condições possíveis. Se há quem tenha acesso a condições melhores ainda, excelente.

2 comentários:

Sofia disse...

Completamente de acordo. As últimas frases do último parágrafo deviam ser uma lei.

desenho. disse...

Acabei as aulas hj! :D agora ainda faltam os exames e a carta p ir 100% de férias :)