20.6.06

Mentalidade de economista

O título do post é uma generalização fácil. Não me vou desculpar por ela, nem explicar que uma generalização não vale para o particular.

Falam da necessidade da avaliação. Concordo. Mas avaliar o mérito apenas faz sentido num sistema em que ter mérito seja algo positivo.

A ideia é aumentar o sucesso. Concordo. Mas apenas quando o que se entende por sucesso seja algo positivo.

Mas há quem pense que a avaliação pela avaliação para aumentar o sucesso é bom. Discordo. Depende da avaliação e do conceito de sucesso. Mas haja quem ponha isso na cabeça dos nossos líderes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não percebi nada, confesso e do que percebi (o 1º parágreafo) não gostei. Desolador? Nãoa cho que devas ter que dar explicações a ninguém sobre se é generalizar ou não, é isso que tu achas e sendo-te impossível conhecer todos os economistas e sendo também impossível serem todos iguais é óbvio que é um generalizar generalizado (?). Bah.
Go find somne chocolate.

Anónimo disse...

Erro resultante de excesso de optimismo: os nossos líderes não têm cabeça.

A avaliação, o sucesso, o mérito ... é quase sempre um formalismo sem substância, um consabidamente-equívoco-faz-de-conta.

ZR.

Anónimo disse...

Concordo... só faz sentido avaliar se o critério for "bom". Caso contrário, estão a fomentar-se comportamentos maus...

No entanto, se a dificuldade grande a vencer é convencer as pessoas a serem avaliadas (independentemente do critério), então, mesmo q os critérios sejam fracos, começar a coisa pode ser o passo fundamental, o abrir da porta para um dia a coisa funcionar como deve ser...