29.5.06

O mistério dos bolos de arroz


O vizinho que mora Num pequeno reflexo da lua tem uma estranha obcessão por bolos de arroz. Os seus posts sobre este assunto são uma constante, quase uma tradição, no seu blog. Nas suas próprias palavras:

"Há já uns meses deparei-me com um dos mistérios da doçaria tradicional portuguesa – o mistério do bolo de arroz. Ao lanchar no meu trabalho questionei-me:

- porque é que se chama bolo de arroz quando arroz nem sequer consta da lista de ingredientes?

- porque é que em qualquer sítio que se compre estes bolos, se vê a típica etiqueta com a inscrição “Fabrico Especial da Casa” ? - mesmo na máquina, explorada por uma grande empresa do sector da distribuição de refeições, onde comprei o bolo!

Durante muito tempo, tentei responder a estas e a outras perguntas, de um modo exaustivo, quase obcessivo. Porém, continuam por responder. Nisto consiste o mistério do bolo de arroz!"


Pois não é que hoje, na cantina do meu local de trabalho aqui na Holanda, me deparo com os afamados bolos? Nem pastéis de nata, nem palmiers recheados nem outra das tradicionais delícias da pastelaria portuguesa (aiiii, já estou a salivar... mas também reconheço que seriam coisas boas de mais para os paladares deseducados dos holandeses), mas sim bolos de arroz. Ali mesmo, ao lado dos muffins de chocolate. Com a célebre etiqueta a dizer "Fabrico da casa". O mistério adensa-se.

4 comentários:

Nuntius disse...

lol, ja agr um BOLO DE ARROZ tem mais calorias que um DONUT's

«fonte: nova tabela dos alimentos, inst Dr Ricardo Jorge»

Chef Alexandre disse...

Aposto que é uma cabala do lobbie "bolos de Arroz"!!!

Mr Fights disse...

não é cabala nenhuma....

LusoBoy disse...

Não são bolos de arroz por o papel antigamente ser papel de arroz ou usar-se farinha de arroz? Lol, não faço ideia. Uma vez li num sítio qualquer que o papel vegetal que embrulha os bolos era fabricado por uma empresa que se chama Fabrico Especial da Casa ou assim e que colocava o nome da marca no seu produto (o papel). Enfim, eu acho piada a todas as versões e penmo que é daqueles grandes mistérios da humanidade. Podiam fazer o livro "O Código do Arroz". Ok, foi seca mas eu também gosto de arroz seco ;).