17.9.07

Poema

O meu amor não cabe num poema – há coisas assim,
que não se rendem à geometria deste mundo;
são como corpos desencontrados da sua arquitectura
ou quartos que os gestos não preenchem.

O meu amor é maior que as palavras; e dai inútil
a agitação dos dedos na intimidade do texto –
a página não ilustra o zelo do farol que agasalha as baías
nem a candura da mão que protege a chama que estremece.

O meu amor não se deixa dizer – é um formigueiro
que acode aos lábios como a urgência de um beijo
ou a matéria efervescente dos segredos; a combustão
laboriosa que evoca, à flor da pele, vestígios
de uma explosão exemplar: a cratera de um corpo,
a levantar-se, deixa sempre na vizinhança de outro corpo.

O meu amor anda por dentro do silêncio a formular loucuras
com a nudez do teu nome – é um fantasma que estrebucha
no dédalo das veias e sangra quando o encerram em metáforas.
Um verso que o vestisse definharia sob a roupa
como o esqueleto de uma palavra morta. Nenhum poema
podia ser o chão da sua casa.

Maria do Rosário Pedreira

PS: Obrigado a quem me deu a conhecer este poema e mo enviou para o poder por sua vez mostrar ao meu mais que tudo.

8 comentários:

Momentos disse...

Escreve bem, sem grandes "palavrões". Poesia limpa e sentida.

Há mais aqui:
http://www.astormentas.com/default.htm

Migalhas disse...

Lindo, o poema!
E mais lindo ainda por o dedicares a quem o dedicas!
Quando os poemas se fazem vida... tudo sabe a terra, a afecto, a amor!
Abraço

Anónimo disse...

Ao mesmo tempo, apaixonado e sereno: tão lindo!

ZR.

Anónimo disse...

Lindo, lindo é o amor!!! Sentido, vivido, às vezes sofrido outras criticado e mesmo, socialmente, rejeitado, mas sempre lindo e puro, porque essa é a essência do amor.

Obrigado por me teres dado a conhecer este belo poema.

Luis da Cunha disse...

O amor é lindo e o poema também!...
Desfruta!

Luis da Cunha disse...

Ah, abri um blog novo! Dá lá uma passada: artepink

Beijos

Ka disse...

Lindíssimo este poema...e lindo o amor que tu sentes ;)

Beijinho e boa semana

mismilcosas disse...

Sim, é imposivel expresar o que se sente com palavras, mas sim com carinho e amor hacia a pessoa que amas...

Muas :)