5.9.07

Como as consequências do preconceito são combustível do preconceito

Tirado daqui:

"O amor homossexual não se difere em sua essência do amor heterossexual. Seguindo o que nos é ensinado, buscamos uma pessoa para a vida toda, constituir uma família, participar da sociedade. Homens e mulheres gays também sonham com seus príncipes e princesas encantados, buscam o amor de sua vida e, claro, serem muitos felizes. A grande diferença está no meio, onde este amor não é compreendido e ao ser marginalizado acaba recebendo uma importância exagerada por parte dos indivíduos.

Quero beijar o meu namorado no meio da rua... , tenho esse direito e posso, mas além de muitas pessoas olharem, corremos risco, até alto, de sofrer alguma agressão verbal ou física mesmo. Assim é a primeira agonia de um casal homossexual, não poder demonstrar afeto em público... isso, sem falar na família, amigos, no trabalho, e outros lugares. Ainda correndo o risco de serem expulsos de um local, a revelia aos direitos do consumidor. O amor homossexual é marginal, não ele em si, mas como as pessoas o vêem. Muitos gays absorvem essa informação do meio e não gostam de manifestar carinho em público, é uma grande seqüela do preconceito, uma grande barreira.

Outro fator que a ser considerado é a solidão. O jovem gay é levado a acreditar que as amizades e o parceiro são a sua verdadeira família, isso, em contrapartida ao afeto negado (na verdade a não aceitação de sua pessoa de forma total) por parte da própria família. Ou seja, o homossexual não se sente amado pela família ou amigos que não o aceitam ou não o aceitariam. Durante uma boa parte de sua vida ele irá conviver sozinho com seu eu verdadeiro, até se aceitar, já que o gay enfrenta seus próprios preconceitos antes de se assumir. É como uma luta interna de auto-conhecimento e auto-aceitação. Isso gera uma força que o empurra a relacionamentos. Amigos que sabem são mais amigos, que o ama parece lhe ser mais importante em sua vida. Esta força também gera uma entrega mais fácil ao outro, os relacionamentos homo são mais rápidos e mais profundos e ao terminarem mais dolorosos.

A sociedade também prega que os homossexuais são promíscuos, pervertidos sexualmente. Muitos gays realmente fazem jus a estas carapuças. Mas no meio gay o que mais acontece é o ciúme e a desconfiança do casal. Em geral, muitos gays tiveram muitas experiências desastrosas, fruto daquela necessidade de apressar a relação, de compensar a solidão. A própria super valorização ao relacionamento dado pelos gays gera esta insegurança, agora, podemos questionar o porquê de tantos crimes passionais no meio.

Já dizia minha psicóloga que o romance é como uma sonata: cada fase ao seu tempo, à sua velocidade. Não adianta apressar, ser homossexual é ser normal. Não se trata apenas de sexo. É um estilo de vida diferente imposto pela própria diferença. Seja hétero, seja gay, o amor precisa vir em fases, cada uma ao seu tempo, apressar tudo irá apenas conturbar a relação. O importante é amar e saber que o amor próprio é o mais valoroso entre os amores. Não vale a pena amar alguém mais do que a você mesmo. Por isso é importante esta busca pela felicidade, mas respire, se você não agüenta ficar sozinho, quem vai agüentar você? "

7 comentários:

Sofia disse...

Muito bom!
Está aqui um excelente ponto de partida para um conselho que preciso de dar a um amigo. Obrigada, /ME. :)

/me disse...

De nada!
Olha, porque não consigo ir ao teu blog? :S

Sofia disse...

Não sei! Acho que está tudo bem com ele... Estás a tentar com o endereço correcto?

/me disse...

Sim. :/

Insolente disse...

Infelizmente parece-me descabido pensar que a iniciação na homossexualidade seja um processo fácil, uma vez que rompe com tantas "convenções sociais" ou como lhe queiram chamar. assim será durante muitos e muitos anos e não vejo um retrocesso de mentalidades ao virar da esquina, ou é lento, muito lento. Ora então um grande bem haja

Sofia disse...

Hmm... estranho...

Tenta pelo link do meu nome e depois, em vez de ires pelo link do Blog se vê, vai pelo da esquerda, no perfil:

"Contact
Page Web personnelle"

Beijo

s disse...

good point