15.6.07

A outra teimosia otária

Para esclarecer um pouco como tem funcionado a história da co-incineração, veja-se mais uma pista no DN:

A reciclagem dos resíduos perigosos pode estar ameaçada, alerta a Quercus. Isto porque o Governo contratou os maiores defensores da co-incineração para definirem as regras de funcionamento dos centros de reciclagem (cirver), solução alternativa à queima nas cimenteiras. A escolha de membros da comissão científica, defensores da co-incineração no tempo de Sócrates, para elaborarem o regulamento dos cirver, está a indignar ambientalistas e oposição.

"É estranha a escolha de quem sempre defendeu a co-incineração e que até já levantou dúvidas sobre a capacidade de os cirver tratarem os resíduos perigosos", disse Rui Berkemeier. A Quercus teme que, em última instância, o regulamento condicione a entrada de lixos nos cirver e seja favorecido o seu envio para queima, opção ambientalmente pior.

O PSD vai mais longe. "Isto prova a má-fé do Governo e é uma tentativa de dificultar a actuação dos cirver, entregando o negócio às cimenteiras", diz José Eduardo Martins. A escolha de José Cavalheiro "não dá mínimas garantias de independência".

Os responsáveis pelos centros não compreendem a necessidade do regulamento e afirmam que a sua licença ambiental já diz como vão funcionar. Estranham ainda a equipa escolhida para o fazer. Afirmam também que se for alterado o panorama actual será uma situação grave.

1 comentário:

Anónimo disse...

hum...prefiro as pistas da Blue ;)