29.6.07

O bom senso não mora aqui

A montanha pariu um rato. No fundo, fica tudo na mesma.
Dizem que a nova lei é mais tolerante, e não é fundamentalista: falam em novos fundamentalismos. A consequência é que os fumadores continuam a fumar à vontade onde lhes apetecer. Os não fumadores, ou toleram o fumo ou saem, para não incomodar os fumadores. A ideia de proibir o fumo em locais públicos, o que permitiria que tanto fumadores como não fumadores os frequentassem sem ser incomodados, foi posta de lado.

Se eu quiser libertar gases ou andar com um saco de ovos podres a tiracolo, também posso gritar contra o fundamentalismo se me quiserem pôr de fora de algum local público?

8 comentários:

NaSacris disse...

Com a vantagem de que os tais gases não tem mais de quatro mil substãncias prejudiciais à saúde, não causam dependência, nem deixam o cheiro entranhado na roupa. :)

Aequillibrium disse...

Mas se o fizeres, avisa , para eu não ir contigo...

Arms disse...

Concordava muito mais com a lei que proíbia os fumadores de fumarem em locais públicos. Nota que eu sou um fumador social. Não deveria de o ser mas isso é uma decisão minha. Mas tenho duas coisas que se chamam 'bom senso' e 'respeito pelo próximo'. Lá porque eu destruo os meus pulmões não me dá o direito de destruir os da pessoa que se senta ao meu lado.
Tenho por hábito perguntar à pessoa ao lado se se incomoda com o fumo. Eu sei que muitos dizem que não por alguma razão que desconheço (para não incomodar os fumadores?!) mas quando me dizem que se incomodam, bebo o café e vou fumar para a rua! Tão simples quanto isso! Se estiver a chover ou frio?! Azar! Eu não tivesse começado a fumar...

Enfim... Devo ser dos poucos fumadores que respeitam (ou tentam respeitar) os não-fumadores.

Sofia disse...

Estranho é, que com os avanços da ciência ainda não se tenha encontrado e dipspnibilizado uma forma acessível a todos os fumadores para os ajudar a deixar de fumar, ou, em alternativa, a poderem fumar sem prejudicar os outros. O acto de fumar é um sintoma de que alguma coisa não está bem. A maior parte das pessoas, fuma porque não consegue deixar de fumar.
Seria bom se toda a gente parasse um pouco para pensar que ninguém fuma pelo prazer de fazer mal aos outros.
E essa energia, seria assim muito melhor aplicada a combater as causas e as consequências, não o meio, não as pessoas que fumam.

Momentos disse...

Quando certas (in)decisões são tomadas fico com vontade de virar anarquista, porque no sistema político-económico-social vigente nada muda.

/me disse...

Sofia, acho que ninguém quer combater as pessoas que fumam. Apenas queremos que não fumem em locais públicos. Não porque fumar seja imoral ou feio ou não natural ou seja o que for, mas porque incomoda os outros.

Dito isto, acho bem que se combatam as causas que levam a que alguém que não quer fumar fume. Mas também há que respeitar aqueles que fumam por quererem. Eu até sou a favor que haja espaços - cafés, discotecas -onde seja permitido fumar. Apenas porque a realidade é que há quem goste/precise de fumar. Mas devem ser uma minoria. Porque a mesma realidade é que a maioria das pessoas fica incomodada com o fumo, e tem direito a um ambiente sem o mesmo.

Arms, parabéns por essa atitude! Eu também respondo que não me incomoda que fumem, apesar de me incomodar. Talvez porque não estou nada à espera que me perguntem se fico incomodado. Isso faz a pessoa subir tantos pontos na minha consideração que não consigo senão anuir (a menos que seja amigo próximo da pessoa, caso em que sou bem chatinho :P).

Sofia disse...

Wow!
Desarmar-me completamente, não vale!! :))

/me disse...

Yay, eu fiz isso? Weee. ;)