8.6.07

Mestrados

Ouvi dizer que os mestrados pós-bolonha em Portugal são pagos a preços mais elevados que as propinas dos bacharelatos. Alguém me confirma isso?

É possível que se permita assim um desincentivo tão grande à qualificação dos portugueses, indo ao bolso onde não se pode ir? Como se os mestrados de agora fossem iguais aos de antes?

Irra. Eles comem tudo.

5 comentários:

Orlando disse...

A partir de agora as licenciaturas duram em geral três anos. Segue-se um mestrado de dois. Nalguns casos (Engenharia e Medicina, por exemplo) a licenciatura não dá direito a um grau, devendo o aluno obrigatoriamente seguir para o mestrado (que neste caso se chama integrado). Nest caso as propinas não saõ mais caras no mestrado.
Nas outras, as propinas são a doer.

/me disse...

Fico mais descansado que nos casos de engenharia e medicina seja assim... Nos outros casos, continuo sem entender muito bem que se faça isso. Como é no caso de psicologia, por exemplo? Não era um curso de 5 anos?

Anónimo disse...

Sim , fica licenciatura de 3 mais mestrado de 2. É o que acontece com a maioria dos cursos, sendo que existem bachareis formados em 4 anos de curso e vão haver licenciados com 3... Uma grande confusão...
Mas ainda pior, as vagas para os mestrados são menos que para as licenciaturas, ou seja, ao fim de três anos pode não ser possivel continuar num curso se não for dos melhores, como se tirar algo mais que 3 anos duma licenciatura seja algo de muito extraordinário/raro/para "iluminados" não prcebo bem... =/

/me disse...

Ah, tá bem. É mesmo para desqualificar os portugueses.
Bah.

Anónimo disse...

Stultorum infinitus est numerus.

ZR.