23.1.07

Imigrantes

Como país tipicamente de emigrantes, é inegável que a recente vaga de imigrantes terá obrigatoriamente de causar tensões. No post anterior, perguntei o porquê de alguma xenofobia em relação à comunidade brasileira.

A questão é complexa e especialmente difícil de abordar, neste tempo do politicamente correcto. Certamente que cada caso é um caso, e se algumas pessoas serão simplesmente racistas, outras queixam-se legitimamente de alguns comportamentos de algumas pessoas.

Considero importante conciliar o realismo com a capacidade de abertura aos outros. É normal ficar de pé atrás perante algumas situações ou grupos, mas é fundamental perceber cada pessoa como um indivíduo à qual as generalizações já não se aplicam. Não é apenas uma questão de raça. Uma pessoa de idade poderá ter medo de um grupo de skaters, ou ser desconfiado em relação a góticos, sem que isso signifique que os deixe de ver como pessoas merecedoras de todo o respeito e dos mesmos direitos e deveres que os demais.

Pessoalmente, até tenho um carinho especial pelos brasileiros. É só amor, cara! :P

4 comentários:

Mr. Placard disse...

É bem verdade! És tu e eu! Eu fui ao Brasil no ano passado e adorei!
A capacidade de eles simpatizarem com tudo e todos é inagualável, acho eu =)

Hugz

Little Tiago Boy disse...

Em relação ao teu discurso no meu sitio:
Concordo contigo, quando dizes que temos de ficar contentes, e de focarmos a atenção nos aspectos positivos, mas de vez em quando, também é bom, mostrar a tristeza que a distância nos traz...

Adoro ler o que escreves...Tens jeito pah coisa!!

Em relação ao teu post:
Eu tmb tenho um carinho pelos primos brazucas...
Mas há pessoas que os veem como ameaças..=S

Abraço ;)

João disse...

"Amor" é o que vendem (ou alugam) as culpadas do mau nome que têm as brasileiras hoje em dia....

Aequillibrium disse...

Mais um que gosta dos brasileiros...
Temos de ser uns prós outros!!

;)