30.1.07

Democracia

Democracia não é apenas uma palavra. É em simultâneo uma utopia e um conceito em nome do qual se conseguiram avanços e se cometeram atrocidades; se abriram horizontes e se arrogaram superioridades morais.

A sociedade evolui e vai crescendo (ou regredindo) à medida que a construimos. Seria bom clarificarmos aquilo que queremos ter da mesma, em vez de seguirmos um conceito cada vez mais abstracto e que serve de guarda-chuva para quase tudo.

Claro; não é possível concordarmos no que queremos. Mas podíamos ao menos ser claros quanto aos caminhos que estamos a seguir, em vez de nos continuarmos a enganar (pior, a ser enganados) com propagandas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Há um verbo que se deve conjugar sempre com a democracia, e que infelizmente, poucos conjugam: o verbo "tolerar".

Anónimo disse...

Vou clarificar o que quero para a sociedade: democracia. :-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

/b/ disse...

Democracia não pode, em minha opinião, ser utopia. É por essas e por outras que eu não gramo o Thomas More e é também por isso que estou com Churchill no seu lapidar "Democracy is the worst form of government, except for all those other forms that have been tried from time to time". A democracia não pode ser panaceia; não pode ser milagre feito política. Sob pena de nos andarmos a enganar uns aos outros. E a estragar o potencial da democracia.

(Damn, tenho saudades de escrever sobre política)

Joanissima disse...

O Sérgio Godinho escreveu uma música em que define a democracia como o pior de todos os sistemas com excepção de todos os outros.
Análise feita, sim, é por aí.

Um grande beijo.

RIC disse...

Apraz-me verificar que há mais quem não esteja anestesiado com as estratégias propagandísticas que, em alguns casos, se assemelham muito - e cada vez mais - às famigeradas totalitárias...
Talvez não fosse má ideia voltar a ler atentamente Wilhelm Reich...