3.12.06

O fundamental



Não sou nada que se pareça com um especialista na matéria, mas julgo recordar que era bastante difícil reproduzir com um robot o andar de um ser humano. O truque, que aprendemos experimentando em pequeninos, é que ao levantarmos um pé nos deixamos cair para a frente. Ou seja, durante umas fracções de segundo, simplesmente deixamo-nos ir guiados pela gravidade, confiando que correrá tudo bem.

É exemplo que daria para muitas metáforas. Crescer na vida envolve tantos saltos de fé, passos na escuridão, largar o que se tem em busca do que se quer ter. Tantos que é enorme a tentação de navegar sempre a distância visual da costa, nunca largando redes no mar alto nem descobrindo novos continentes.

Mas não é das amarras que nos prendem que eu quero falar. É antes das bússolas que trazemos dentro de nós, das estrelas que nos guiam. Afinal que é em nós fundamental, que fica quando mudamos de opinião, de dieta, de partido político, de religião? Que resta de nós que nos faz nós, que me define a mim como sendo eu, com o que posso contar na solidão dos momentos em que me deixo cair para a frente, confiante mas não seguro de conseguir assentar bem o pé no chão?

Acho que vamos andando em frente, mas frequentemente temos de olhar para trás, construir novos equilíbrios entre quem fomos e quem vamos sendo. Contamos com a nossa história, o nosso passado. Mas de resto, volta-se à pergunta clássica: quem sou eu?

Nunca existirá uma resposta completa explícita, mas também nunca se terá paz de espírito se não se conseguir responder, se estivermos desligados de nós. Por isso mesmo, convém nunca esquecer a pergunta: quem sou eu?

PS: I'm back.

8 comentários:

Anónimo disse...

Consciente que não existe o "para sempre", espero que a tua presença alimente muitos espíritos inquietos, como o teu, durante muito, muito tempo.

*

NaSacris disse...

É bom vir aqui e ver que estás de volta. E com um texto em grande, que fala de ti, das tuas inquietudes, da tua busca de identidade, de sentido.
Abraço

LusoBoy disse...

Olá de volta ;).

Anónimo disse...

É bom saber que estás de volta. :)

Já tinha saudades...

beijo

Miguel disse...

É bom ver-te de regresso!

/me disse...

Obrigado a todos. :)

Aequillibrium disse...

Na realidade, tudo não passa de uma busca interminável pelo equilíbrio...

;)

É MUITO bom estares de volta!!!

Joao disse...

Bom, vou te poupar à humilhação de te chamar fraco e ficar-me pelos parabéns.

(opá, não resisti completamente!)