13.6.06

Presente e passado

Passo-me completamente quando alguém escreve "nós passamos por lá" a referir-se ao passado... Quando deveria escrever "passámos". Este pequeno acento é providencial: distingue o passado do presente. Claro que nenhum erro me deveria irritar tanto - aliás, se eu mesmo cometo outros tantos! -, mas este tira-me do sério. É que vai aparecendo por aí em jornais e, pasme-se, até em registo oral, na televisão. Eu bem mando mails de protesto, mas parece que o português é mesmo para ser tratado a pontapé.

Enfim... Tenham pachorra se vos corrigir esse erro... É mais forte do que eu...


Nem de propósito, no mesmo dia em que escrevi este post pode-se ler n'A Bola (que deve ter "virado" brasileira):

«Temos que ver primeiro o que está acontecendo com o Figo para depois poder dizer algo. Já entramos em contato com os representantes na Europa», concluiu o porta-voz da Nike.

7 comentários:

Anónimo disse...

Precisamos de menos políticos e mais filólogos. :)

Petit, uma coisinha: "tira-me do sério" é uma expressão um tanto ou quanto noveleira, não achas?? Soa-me muito brasileira e um bocadiiinho afectada... ;P

Havia uma segunda "coisinha" mas parece-me que seria ser já demasiado "tiquis-miquis", como se diz por aqui... :)

Petons!

/me disse...

É noveleira? :) Eu não sei, que não costumo ver novelas. :D

NaSacris disse...

Eu também dou muitos erros talvez pelo facto de ter amigos brasileiros e pelo facto de ter estudado na Espanha (as línguas latinas às vezes atrapalham quando temos dúvidas).
O "isolamentos" deu o exemplo de dizermos EQUIPE em vez de EQUIPA. Talvez seja influênca do português do Brasil. Lá, de facto, diz-se EQUIPE.

/me disse...

Eu antes quase nunca dava erros, mas cada vez estou pior (onde é que isto vai parar?... Sina de emigrante? Mas pelos vistos, mesmo não estando em Portugal, apanho modismos das novelas. Ora bolas. :)

Haja almas caridosas que me corrijam!

teresa.com disse...

passo-me ainda mais quando me dizem com ar de troça - (ler com sotaque do Porto)- olha la, ó T. pusestes aqui um acento a mais!!
Cambada de palermas!

Anónimo disse...

Eu tanbém nao póço com eche pexoal que tróca "passámos" com "passamos" e fás màis uma dáta de errros! ;-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

/me disse...

Abaixo eles!